O papel dos observadores internacionais em meio aos ataques às eleições; ouça podcast

Sem apoio do Itamaraty, TSE recuou de convite para que União Europeia acompanhasse o pleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) teve que recuar da ideia de ter a União Europeia como observadora nas eleições de 2022. A corte tinha decidido aumentar o número de entidades que vão acompanhar a votação deste ano, mas a iniciativa foi dificultada pela falta de colaboração do Ministério das Relações Exteriores.

Nos bastidores, integrantes da corte dizem que ainda querem insistir no convite. Além disso, o Senado deve convidar membros do Parlamento Europeu para acompanhar o pleito.

O convite faz parte da estratégia do TSE de criar um discurso que fortaleça a Justiça Eleitoral diante da ofensiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas.

Nesta quinta-feira (5), o Café da Manhã trata do trabalho dos observadores internacionais nas eleições. No episódio, o cientista político David Fleischer —que já foi observador da Organização dos Estados Americanos em eleições no Brasil, na Argentina e no Uruguai— fala sobre o papel desses atores numa disputa como a deste ano, que deve ser marcada por ataques e contestações.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes e Laila Mouallem. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.