Descrição de chapéu Café da Manhã Eletrobras

O que esperar para a conta de luz nos próximos meses; ouça podcast

Distribuidoras planejam aumentos expressivos na tarifa, e Congresso discute barrar reajustes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O alívio no valor da conta de luz sentido por parte dos brasileiros com o fim da bandeira tarifária de escassez hídrica, anunciado em abril, deve durar pouco. Distribuidoras de energia em todo o país preparam reajustes para os próximos meses que podem passar dos 20% —como no Ceará, onde o aumento já anunciado foi de 25%.

Como resposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pressiona o governo Jair Bolsonaro por uma solução para evitar altas expressivas em ano eleitoral —e já anunciou que pode votar um projeto para suspender reajustes da tarifa de energia em todo o Brasil.

Enquanto isso, o setor também vive a expectativa pelos próximos passos da privatização da Eletrobras, que foi aprovada na quarta (18) pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

No episódio desta sexta (20), o Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Vinícius Torres Freire. Ele explica o que deve pesar na definição dos próximos reajustes, os riscos do projeto em discussão no Congresso e os efeitos a longo prazo da privatização da Eletrobras.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.