Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast explica terapia de Lygia Clark, em que arte e psiquiatria se cruzam

Expresso Ilustrada visitou centro psiquiátrico que usa método desenvolvido pela artista e conta como é o espaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde os anos 1970, o terapeuta e artista Lula Wanderley faz adaptações dos "Objetos Relacionais", de Lygia Clark, para realizar a "Estruturação do Self", terapia também criada por ela, que ficou consagrada como uma das maiores artistas brasileiras do século 20.

"Ouso dizer que o percurso de Lygia foi a procura de um público", diz Wanderley, fundador do Espaço Aberto ao Tempo, um Centro de Atenção Psicossocial, também conhecido como Caps, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Para ele, foram as pessoas da periferia e com transtornos psíquicos que ele atende no Engenho de Dentro que mais entenderam a proposta de Clark.

Numa visita recente ao espaço, a repórter Carolina Moraes, da Ilustrada, entrevistou Wanderley e viu de perto como funcionam as sessões da "Estruturação do Self", nas quais elementos como conchas do mar, almofadas feitas de areia, água e pedrinhas servem de ferramentas para a terapia.

O método foi desenvolvido por Clark quando ela passou a negar seu título de artista e se aproximar da terapia, numa série de experiências que até hoje são estudadas.

O Expresso Ilustrada desta semana explica a migração de Lygia Clark, das artes plásticas à terapia, seu legado e como a encruzilhada entre arte e loucura é vista nos dias de hoje dentro e fora do Brasil.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som é de Raphael Concli. A apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes, que também assinam o roteiro.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

um logo vermelho com o nome do program
Logo Podcast Expresso Ilustrada - Dviulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.