Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Tati Bernardi e Vera Iaconelli discutem os papéis de mãe e de filha em podcast; ouça

Meu Inconsciente Coletivo leva para o divã a protagonista do livro 'A Filha Perdida', de Elena Ferrante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta sexta-feira (13) de Meu Inconsciente Coletivo trata da busca das mulheres por entender os papéis de mãe e de filha. Nesta temporada do programa, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã protagonistas da literatura. Esses personagens vão ser analisados por grandes psicanalistas e psicólogos.

Tati conversa com a psicanalista e também colunista da Folha Vera Iaconelli sobre "A Filha Perdida", de Elena Ferrante. Elas discutem quem, afinal, é a filha perdida da história contada em filme homônimo, de 2021.

Ouça o episódio:

"Basicamente a filha perdida somos nós. E perdida também no sentido de se procurar, ou procurar algo. Estar muito dentro do trilho, do esperado, não é o desejável. Me parece fundamental que a gente possa se perder um pouco para se perguntar o que queremos como filha e como mãe", diz Vera

Participam ainda da temporada a psicanalista Luciana Salum; o escritor e psicanalista Robson Viturino; a psicanalista e professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum, o psicanalista e professor Christian Dunker; a psicanalista e escritora Fernanda Hamann; o psicanalista Alexandre Patrício; a psicanalista e escritora Luciana Saddi; o filósofo e professor Vladimir Safatle; e o psicanalista e professor Daniel Kupermann.

Entre as obras comentadas estão "O Complexo de Portnoy", de Philip Roth, "O Alienista", de Machado de Assis, e "A Paixão Segundo G.H.", de Clarice Lispector.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. As três primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.