A desigualdade entre candidatos brancos e negros nas eleições; ouça podcast

Pesquisa aponta que candidato branco tem o dobro de chances de candidato negro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um estudo publicado por pesquisadores do Insper mostrou que candidatos brancos aos cargos de deputado federal e estadual no Brasil têm o dobro de chances de serem eleitos em comparação com candidatos negros.

A pesquisa "Desigualdade Racial nas Eleições Brasileiras" apontou que a taxa de sucesso de candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos em 2018 foi de 3,98%, enquanto a de candidatos brancos foi de 8,72%. Um dos fatores que podem explicar essa disparidade é o baixo financiamento —o que levou o TSE a obrigar, em 2020, que os partidos dividam as verbas de campanha de maneira proporcional entre brancos e negros.

No episódio desta quarta-feira (1º), o Café da Manhã conversa com o pesquisador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e colunista da Folha, Michael França. Ele conduziu o estudo junto com os economistas Sergio Firpo, Alysson Portella e Rafael Tavares.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.