Descrição de chapéu Café da Manhã petrobras

A 'usina de ideias mirabolantes' do governo para segurar o preço dos combustíveis; ouça podcast

A quatro meses das eleições, Bolsonaro redobra esforços para reduzir gasolina, diesel, gás e etanol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Jair Bolsonaro (PL) buscou mais uma cartada para segurar o preço dos combustíveis. Desde o início de 2021, o preço médio do diesel subiu mais de 80%, e a gasolina, etanol e gás de cozinha, cerca de 50%, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo).

O Executivo trocou presidentes da Petrobras e o ministro de Minas e Energia, e agora tenta passar no Congresso uma proposta que zera impostos federais sobre os combustíveis e oferece subsídios para que os governadores façam o mesmo —o principal tributo que impacta os preços é o ICMS. O pacote deve custar até R$ 50 bilhões.

No episódio desta quarta-feira (8), o Café da Manhã conversa com a secretária de redação da sucursal de Brasília da Folha Julianna Sofia. Ela analisa o que chama de "usina de ideias mirabolantes" do governo para controlar a escalada de preços dos combustíveis —e a relação delas com as preocupações eleitorais de Bolsonaro.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.