Descrição de chapéu Café da Manhã vale do javari

Podcast: as mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips e os crimes no Vale do Javari

Polícia Federal encontra corpos de indigenista e jornalista depois de suspeito confessar crime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal disse na noite desta quarta-feira (15) que um dos suspeitos investigados pelo desaparecimento do indigenista Bruno Pereira, 41, e do jornalista britânico Dom Phillips, 57, confirmou participação no assassinato deles.

De acordo com a PF, o pescador Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, indicou às autoridades onde havia enterrado os dois –que foram encontrados depois de uma escavação. Agora, as forças de segurança aguardam uma perícia para confirmar a identidade dos corpos.

Pereira e Phillips desapareceram em 5 de junho quando viajavam de barco no Vale do Javari (AM). A morte dos dois é mais um caso de violência na Amazônia –região que concentra três quartos das mortes de ambientalistas no Brasil.

No episódio desta quinta-feira (16), o Café da Manhã ouve um relato do repórter da Folha Vinicius Sassine, que acompanha as investigações do caso no Vale do Javari. O podcast conversa também com Aiala Colares, pesquisador da Universidade do Estado do Pará e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ele explica a relação entre a pesca ilegal e o crime organizado no Vale do Javari e como esse cenário põe em risco quem atua na região.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Daniel Castro. O roteiro foi escrito com Bruno Boghossian e Jéssica Maes. A produção é de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Laila Mouallem, com colaboração de Victor Lacombe.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.