Descrição de chapéu Rádio folhinha

Podcast para crianças explica termos comuns em notícias e conversas de adultos

Rádio Folhinha tem sete episódios com linguagem leve e divertida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Feminismo. Conquista do espaço. Democracia. Corpo humano. Crise do clima. Guerra e violência. Luto. Crianças com pelo menos seis anos de idade já ouviram essas palavras várias vezes. Seja no noticiário, em diálogos dos pais, na escola, na internet. Mas será que entendem o que elas significam?

Para ajudar nessa missão —e também na programação das férias—, a Folha estreou o podcast Rádio Folhinha, que pretende explicar o significado e a história de cada um dos temas listados.

Todos os sete episódios estão disponíveis ​de graça nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer —e também ao fim deste texto.

Com um convidado especializado em cada assunto, a repórter Teté Ribeiro envolve o ouvinte nos temas propostos, dos mais leves e que despertam curiosidade natural das crianças até os mais densos. Sempre buscando uma linguagem clara e divertida.

"Dá para falar de qualquer assunto com criança, desde que a linguagem seja acessível e que você não a aborreça", diz a repórter, que fez pesquisa, entrevista, roteiro e narração dos sete episódios. A edição de som, pensada para atiçar a curiosidade do público infantil, é de Raphael Concli.

O médico e colunista da Folha Drauzio Varella foi convidado para explicar o funcionamento do corpo humano e também deixou uma dica valiosa para todas as idades: "Nosso corpo é uma máquina feita para se movimentar. Se ficar parada, estraga".

Outro colunista do jornal, Salvador Nogueira, conta tudo sobre a conquista do espaço, desde que o primeiro satélite artificial, o Sputnik, foi posto na órbita da Terra em 1957 pela União Soviética, até o que deve acontecer nessa área nas próximas décadas.

Renata Senlle, uma doutoranda brasileira em estudos feministas da Universidade de Coimbra, em Portugal, traduz o termo feminismo para as crianças e também ajuda a entender a urgência dessa luta, que vem ganhando terreno nas últimas décadas, mas ainda tem um longo caminho pela frente.

Capa da Rádio Folhinha - uma menina ruiva com vestido azul e usando um fone de ouvido se balança em imagem com fundo rosa
A Rádio Folhinha tem sete episódios já disponíveis nos principais tocadores de podcast - Catarina Pignato

A crise do clima é tratada junto com o ativista ambiental Claudio Ângelo, coordenador de comunicação do Observatório do Clima. Ele explica os motivos para o que costumava ser chamado de aquecimento global ter virado emergência climática —e como um mesmo fenômeno causa tanto calor quanto frio extremos, chuvas torrenciais e secas prolongadas.

Para falar de guerra e violência, o convidado é o professor de relações internacionais da FGV Eduardo Mello. Ele contou que, apesar do horror trazido pelas notícias vindas da Ucrânia neste ano, nunca houve tão poucas mortes em batalha quanto nos nossos tempos.

A cientista política Andréa Freitas, professora da Unicamp e coordenadora do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições do Cebrap, explicou que só ter eleições não basta para vivermos numa democracia. Liberdade e proteção a quem pensa diferente são fundamentais para poder viver junto.

O luto, que se tornou assunto ainda mais comum nos últimos dois anos de pandemia, foi tratado com leveza, mas sem artifícios ou disfarces, pela roteirista e colunista da Folha Camila Appel, que escreve o blog Morte sem Tabu. Segundo ela, quanto mais o assunto for falado e naturalizado, melhor.

A Rádio Folhinha passa a integrar o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts da Folha, que reúne prod utos como o Café da Manhã, podcast diário de notícias em parceria com Spotify; o investigativo A Mulher da Casa Abandonada; Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção; e Boletim Folha, com o resumo das notícias em duas edições diárias. A lista tem hoje mais de 20 programas.

Os episódios da Rádio Folhinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.