Descrição de chapéu Café da Manhã

Margarida Bonetti foi alvo de inquérito no Brasil; ouça entrevista com Chico Felitti no Café da Manhã

Segundo MPT, repercussão do podcast A Mulher da Casa Abandonada gerou aumento nas denúncias de trabalho escravo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O podcast da Folha A Mulher da Casa Abandonada teve seu sétimo e último episódio publicado na quarta-feira (20). Fruto de uma investigação do jornalista Chico Felitti, a série tem como protagonista Margarida Bonetti, brasileira que foi investigada sob a acusação de manter uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão por 20 anos nos EUA.

A Mulher da Casa Abandonada teve quatro milhões e meio de ouvintes únicos até agora. Com a repercussão do podcast também vieram um aumento nas denúncias de trabalho escravo, segundo dados do Ministério Púbico do Trabalho, e novas informações sobre o caso. Um documento descoberto depois da publicação da série revela que a polícia brasileira chegou a abrir uma investigação sobre Margarida na mesma época em que o então marido dela era processado nos Estados Unidos.

Renê Bonetti foi condenado em 2000 e cumpriu pena de prisão no país, enquanto Margarida fugiu sem responder às acusações. Desde então, ela mora num casarão caindo aos pedaços no bairro paulistano de Higienópolis, um dos mais ricos do país.

O podcast discute o crime como um retrato da sociedade brasileira, marcada pela herança da escravidão e pelo racismo. No episódio desta terça (26), o Café da Manhã conversa com Chico Felitti sobre os desdobramentos da reportagem e discute a repercussão da série.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem, Raphael Concli e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.