Podcast: as mudanças no Auxílio Brasil e as fragilidades do programa, mesmo turbinado

Câmara aprova aumento do benefício até em dezembro, em cartada do governo na corrida eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a Proposta de Emenda à Constituição que turbina programas sociais e cria outros benefícios a menos de três meses das eleições. A PEC agora deve ser promulgada.

O projeto é a principal cartada do Palácio do Planalto para reverter o mau desempenho do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas eleitorais. O texto, que autoriza o governo a furar o teto de gastos, foi aprovado com o apoio da oposição.

A principal medida no pacote é o aumento temporário do Auxílio Brasil para R$ 600. A esperança do Planalto é que o benefício ajude a população mais pobre e leve para Bolsonaro eleitores que associam programas de transferência de renda aos governos do PT.

No episódio desta quinta-feira (14), o Café da Manhã conversa com a historiadora Denise de Sordi, pesquisadora da Fiocruz e do Departamento de Sociologia da USP. Ela explica o que mudou na transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil, avalia o impacto do aumento do benefício e discute a eficiência do programa no combate à pobreza.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.