Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast: como governo Bolsonaro usa sigilo de 100 anos contra transparência pública

Planalto tem negado acesso a informações como atos da Receita a favor de Flávio e detalhes de gastos no cartão corporativo do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Receita Federal impôs um sigilo de 100 anos no processo que mostra a ação do órgão para tentar confirmar uma tese da defesa do senador Flávio Bolsonaro. O objetivo era anular a investigação do caso das "rachadinhas".

Decretar sigilo de um século, prazo máximo previsto na Lei de Acesso à Informação, tem sido uma prática recorrente no governo de Jair Bolsonaro (PL).

O governo vetou o acesso a detalhes de gastos no cartão corporativo do presidente e manteve o segredo sobre o processo do Exército que decidiu não punir o general Eduardo Pazuello por subir em um palanque com Bolsonaro.

No episódio desta segunda-feira (18), o Café da Manhã discute como está a transparência das ações públicas sob o governo Bolsonaro, em um país com normas que dizem que o sigilo é exceção, não regra. Quem fala sobre o assunto é Marina Atoji, gerente de projetos da Transparência Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem, Raphael Concli e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.