Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: Como o Planalto tenta salvar Bolsonaro com bomba fiscal abraçada pelo Congresso

Senado aprovou medida que libera gastos de R$ 41,2 bilhões fora do teto a três meses da eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Senado aprovou na quinta-feira (30) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que autoriza o gasto de R$ 41,2 bilhões fora do teto em ano eleitoral. O texto cria um estado de emergência para que o presidente Jair Bolsonaro possa abrir os cofres públicos sem esbarrar em restrições da lei —que existem para evitar o uso da máquina pública por um candidato.

O pacote amplia os pagamentos do Auxílio Brasil até o fim deste ano e zera a fila do programa, além de dobrar o valor do Auxílio Gás e criar benefícios para caminhoneiros e taxistas.

A PEC foi aprovada com só um voto contrário e seguiu para a Câmara dos Deputados, que deve discutir o texto nesta semana.

O Café da Manhã desta segunda-feira (4) explica por que a proposta tem causado tanta preocupação. A repórter da Folha Alexa Salomão discute se a PEC consegue aliviar a situação dos brasileiros mais pobres e analisa que problemas econômicos essas medidas podem criar para quem se eleger neste ano.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Daniel Castro, Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.