Podcast: estudo discute como líderes autoritários usam reeleição contra democracia

Pesquisa analisa casos internacionais e debate possíveis efeitos de uma vitória de Bolsonaro em outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Políticos autoritários que conseguem se reeleger costumam usar votos nas urnas para consolidar a deterioração da democracia em seus países. Um novo estudo do Laut (Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo) analisa esse fenômeno pelo mundo e faz um paralelo com a situação no Brasil, onde Jair Bolsonaro (PL) disputa um segundo mandato.

Em países como Hungria, Polônia e Turquia, políticos usam o poder do governo para silenciar críticos, controlar o Judiciário e atacar minorias. Esses líderes buscam no voto popular a legitimidade para aprofundar ataques à democracia que começaram no primeiro mandato.

No episódio desta quinta-feira (28), o Café da Manhã antecipa detalhes do estudo "O Caminho da Autocracia: Estratégias Atuais de Erosão Democrática", que será lançado no dia 5 de agosto. A professora da USP (Universidade de São Paulo) Adriane Sanctis, uma das autoras da pesquisa, fala sobre o papel da reeleição para consolidar avanços autoritários e discute a possível aplicação desse roteiro na política brasileira.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem, Raphael Concli e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.