Podcast: os acordos e desacordos nas alianças estaduais de Lula e Bolsonaro

Candidatos precisam concluir negociações para definir palanques locais, mas têm obstáculos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A menos de três meses das eleições, fica mais estreito o prazo para que os partidos formalizem suas alianças pelo Brasil. E as legendas têm encontrado problemas para chegar a acordos em vários estados estratégicos.

No Rio de Janeiro, um impasse sobre quem será o candidato a senador na chapa de Lula (PT) tem causado briga –tanto PT quanto PSB querem lançar um nome. Em São Paulo, os dois partidos também precisam ajustar os ponteiros. Ao mesmo tempo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta atrair o governador mineiro, Romeu Zema (Novo), para uma aliança.

Negociações como essas vão definir os palanques dos partidos em cada estado, oferecendo aos presidenciáveis estruturas de campanha espalhadas pelo país. Os partidos precisam formalizar esses acordos até o dia 5 de agosto.

No episódio desta quarta-feira (6), o Café da Manhã conta como estão essas negociações, explica os obstáculos para fechar as alianças e avalia o peso que os palanques estaduais devem ter na disputa nacional. Quem fala sobre o assunto é o repórter da Folha João Pedro Pitombo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro. A produção é de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.