Podcast: por que as cidades europeias ardem em nova onda de calor

Temperaturas extremas já causaram mais de mil mortes, e vários países tentam conter incêndios florestais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à onda de calor que atinge a Europa, o serviço de meteorologia do Reino Unido registrou 40,2°C em Londres —o dado é provisório, mas, se for confirmado, representa o recorde histórico do país. Essa é a primeira vez que o Reino Unido tem temperaturas acima dos 40°C.

Em outros países, o calor causa incêndios florestais, prejuízos à economia e mortes —mais de mil pessoas já morreram por conta das altas temperaturas no continente, que em muitos lugares não tem infraestrutura para lidar com esse tipo de calor.

No episódio desta quarta-feira (20), o Café da Manhã traz o relato da repórter Michele Oliveira, que mora em Milão, na Itália, sobre como a população tenta lidar com as temperaturas extremas. O podcast também conversa com a jornalista Giuliana Miranda, que mora em Portugal, sobre as causas da onda de calor e os impactos das mudanças climáticas na Europa e no mundo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem, Raphael Concli e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.