Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: Por que Boris Johnson caiu e como fica a política no Reino Unido

Premiê britânico diz que vai deixar o cargo depois de uma série de escândalos e uma debandada no governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou sua renúncia ao cargo nesta quinta-feira (7) depois de uma série de escândalos tornarem a posição dele no comando do Partido Conservador insustentável.

A principal crise recente aconteceu quando a imprensa britânica revelou várias festas que aconteceram na sede do governo do país, durante o auge do lockdown no Reino Unido. Boris negou repetidas vezes que as festas tivessem acontecido ou que ele tivesse conhecimento delas —mas depois acabou contrariado por fotos e forçado a se desculpar.

O premiê também sofreu pressão depois que um aliado próximo foi acusado de assédio sexual —o governo admitiu recentemente que o primeiro-ministro sabia dos casos. Na quarta-feira (6), mais de 50 membros do governo renunciaram, e os ministros que ficaram pediram formalmente que Boris saísse do cargo.

No episódio desta sexta-feira (8), o Café da Manhã conversa com Dawisson Belém Lopes, professor de política internacional na UFMG e pesquisador-visitante na Universidade de Oxford. Ele fala sobre a trajetória de Boris Johnson, os escândalos que levaram à sua renúncia e o que deve acontecer na política britânica daqui para frente.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.