Por que é urgente falar de crise do clima? Podcast Rádio Folhinha explica

Série da Folha apresenta termos comuns entre adultos com linguagem leve e divertida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Terra está ficando cada vez mais quente, e os cientistas chamam esse fenômeno de emergência climática. Segundo eles, precisamos mudar as coisas agora para não complicar ainda mais a nossa vida por aqui. E a culpa é de quem? De todos nós. Então, somos nós que temos que resolver esse problemão. Quem explica como neste episódio da Rádio Folhinha é o ativista ambiental Claudio Ângelo.

Ouça aqui o programa

"Quem não está preocupado não está entendendo o que está acontecendo", ele diz no episódio. "São provavelmente as mesmas pessoas que acham que você não precisa usar máscara nem tomar vacina para se proteger do coronavírus. É uma atitude de negar o conhecimento científico, de negar as evidências e, muitas vezes, de negar coisas que estão acontecendo na frente delas."

O podcast Rádio Folhinha, que está no ar desde 1º de julho, ajuda a explicar para as crianças termos que aparecem com frequência nas conversas dos adultos e no noticiário.

A temporada tem sete episódios e também apresenta para os pequenos o feminismo, a conquista do espaço, o corpo humano, a democracia, a guerra e a violência e o luto.

Com um convidado especializado em cada assunto, a repórter Teté Ribeiro envolve o ouvinte nos temas propostos, dos mais leves e que despertam curiosidade natural das crianças até os mais densos.

"Dá para falar de qualquer assunto com criança, desde que a linguagem seja acessível e que você não a aborreça", diz a repórter, que fez pesquisa, entrevista, roteiro e narração dos sete episódios. A edição de som, pensada para atiçar a curiosidade do público infantil, é de Raphael Concli.

Todos os episódios estão disponíveis ​de graça nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer.

A Rádio Folhinha integra o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts da Folha, que reúne produtos como o Café da Manhã, podcast diário de notícias em parceria com Spotify; o investigativo A Mulher da Casa Abandonada; Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção; e Boletim Folha, com o resumo das notícias em duas edições diárias. A lista tem hoje mais de 20 programas.

Capa da Rádio Folhinha - uma menina ruiva com vestido azul e usando um fone de ouvido se balança em imagem com fundo rosa
A Rádio Folhinha tem sete episódios já disponíveis nos principais tocadores de podcast - Catarina Pignato
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.