Descrição de chapéu Rádio folhinha

Salvador Nogueira conta a história da conquista do espaço no podcast Rádio Folhinha

Série da Folha apresenta termos comuns entre adultos com linguagem leve e divertida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Da competição para ver quem chegaria mais longe até as novas descobertas e perspectivas futuras, a conquista do espaço fascina pessoas de todas as idades. Neste episódio da Rádio Folhinha, o jornalista e colunista da Folha Salvador Nogueira conta o que aconteceu de mais importante nessa área desde que o primeiro satélite artificial, o Sputnik, foi posto na órbita da Terra em 1957 pela União Soviética.

Ouça aqui o programa

"Para a molecada que está vindo aí tem a animação de saber que tem uma chance muito boa de ver os primeiros astronautas caminhando na superfície de Marte", diz Nogueira no episódio. "Mais que isso, se quiserem, podem fazer parte dessa tripulação, porque o pessoal que vai andar em Marte já nasceu. Está por aí esperando para ser descoberto. Estuda aí que você tem uma chance de estar entre as primeiras tripulações a irem para Marte."

O podcast Rádio Folhinha, que está no ar desde 1º de julho, ajuda a explicar para as crianças termos que aparecem com frequência nas conversas dos adultos e no noticiário.

A temporada tem sete episódios e também apresenta para os pequenos o feminismo, a democracia, o corpo humano, a crise do clima, a guerra e a violência e o luto.

Com um convidado especializado em cada assunto, a repórter Teté Ribeiro envolve o ouvinte nos temas propostos, dos mais leves e que despertam curiosidade natural das crianças até os mais densos.

"Dá para falar de qualquer assunto com criança, desde que a linguagem seja acessível e que você não a aborreça", diz a repórter, que fez pesquisa, entrevista, roteiro e narração dos sete episódios. A edição de som, pensada para atiçar a curiosidade do público infantil, é de Raphael Concli.

Todos os episódios estão disponíveis ​de graça nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer.

A Rádio Folhinha integra o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts da Folha, que reúne produtos como o Café da Manhã, podcast diário de notícias em parceria com Spotify; o investigativo A Mulher da Casa Abandonada; Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção; e Boletim Folha, com o resumo das notícias em duas edições diárias. A lista tem hoje mais de 20 programas.

Capa da Rádio Folhinha - uma menina ruiva com vestido azul e usando um fone de ouvido se balança em imagem com fundo rosa
A Rádio Folhinha tem sete episódios já disponíveis nos principais tocadores de podcast - Catarina Pignato
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.