Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast: Meu Inconsciente Coletivo fala de 'Euphoria' e o papel que a droga pode ter

Em novo episódio, Tati Bernardi leva a personagem Rue para o divã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Qual pode ser o papel da droga para um indivíduo e o lugar que ele ocupa na sociedade? Esse é o tema do novo episódio de Meu Inconsciente Coletivo. Depois de se debruçar sobre grandes personagens da literatura, Tati Bernardi leva ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes.

Nesta sexta-feira (5), o podcast trata de Rue, personagem interpretada por Zendaya na série "Euphoria", da HBO, e quem ela é com e sem as drogas. O convidado é Rodrigo Alencar, autor de "A Fome da Alma: psicanálise, drogas e política na modernidade".

Ouça o episódio:

"A substância entra como uma espécie de aditivo para você sustentar um lugar social. Como um botão de liga-desliga: se está muito difícil no trabalho, toma um remédio para dormir e depois toma para acordar... para não deixar a peteca cair", diz Rodrigo. "No caso da Rue, a gente tem um outro quadro clínico em que ela se torna alguém pela droga. Ou seja, não é que a droga entra na sustentação de alguma outra identidade: ela veste a identidade do noia para circular no mundo. E sem essa identidade, fica completamente perdida."

Participam ainda da temporada os psicanalistas Marielle Kellermann Barbosa, Maíra Marcondes Moreira, Renally Xavier, Clarice Pimentel Paulon, Rafael Alves Lima, João Haddad e Fabiane Secches.

Personagens de "Girls", "Fleabag", "Cenas de um Casamento", "A Amiga Genial" e do filme "Parasita" também estarão no divã da quinta temporada do Meu Inconsciente Coletivo.

Os novos episódios do podcast são publicados as sextas, às 8h. As quatro primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos principais aplicativos. Elas tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo, a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.