Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast: Meu Inconsciente Coletivo leva a protagonista de 'I May Destroy You' para o divã

Série trata das violências sofridas pelas mulheres pretas e do trauma do estupro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As muitas violências que marcam a vida de uma mulher preta e como se pode seguir após a experiência traumática de um estupro: no episódio desta sexta-feira (19) de Meu Inconsciente Coletivo quem vai para o divã é Arabella, protagonista da série "I May Destroy You", da HBO. Na quinta temporada do podcast, as questões analisadas são apresentadas por personagens de grandes séries e filmes.

Neste episódio, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi conversa com a psicanalista e professora Renally Xavier, coautora de "Relações Raciais na Escuta Psicanalítica". Elas discutem quem destrói quem no drama dirigido e protagonizado pela britânica Michaela Coel.

Ouça o episódio:

"A série traz a complexidade de uma violência muito destinada à população preta sem a colocar só como vítima", diz Renally. Na conversa, a psicanalista relembra algo dito pela personagem durante a trama: "Ela diz uma frase muito marcante: 'eu não estava pensando sobre ser mulher porque estava ocupada em ser preta e pobre'. Na série, parece que todos os personagens são protagonistas. Ao mesmo tempo em que os vemos objetificados, no que é a própria violência racial em torno da pessoa preta. Fica muito claro o fetiche e a lógica da hipersexualização".

Também participam da temporada os psicanalistas Maíra Marcondes Moreira, Marielle Kellermann Barbosa, Rodrigo Alencar, Clarice Pimentel Paulon, Rafael Alves Lima, João Haddad e Fabiane Secches.

Personagens de "Girls", "Euphoria", "Fleabag", "Cenas de um Casamento", "A Amiga Genial" e do filme "Parasita" também estarão no divã da quinta temporada do Meu Inconsciente Coletivo.

Os novos episódios do podcast são publicados as sextas, às 8h. As quatro primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos principais aplicativos. Elas tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.