Descrição de chapéu Deus te ouça

Podcast: 'Não parava de chorar', diz Maria Beltrão sobre ida a missa

Jornalista católica é primeira entrevistada de Deus te Ouça, nova série em áudio da Folha que discute fé e religião com personalidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta quarta-feira (17) um podcast de entrevistas sobre fé e religião. As personalidades convidadas para o Deus Te Ouça contam como suas crenças —e também descrenças— acompanham trajetórias de vida e opiniões.

A temporada terá sete episódios, publicados sempre às quartas-feiras, às 7h, que podem ser ouvidos de graça nas principais plataformas de podcast.

No primeiro episódio de Deus te Ouça, a entrevistada é a jornalista e apresentadora católica Maria Beltrão. Depois de mais de duas décadas na GloboNews, ela migrou para o entretenimento da TV Globo, no programa "É de Casa".

Maria Beltrão conta que depois do seu segundo casamento, em 2012, passou de "católica claudicante" para frequentadora assídua de missas e grupos de oração.

Ouça a entrevista:

"Na primeira missa que eu fui, de repente me invadiu qualquer coisa que eu não parava de chorar. Mas eu chorava de alegria", ela afirma na entrevista. "Era como se Jesus descesse ali e falasse ‘até que enfim, minha filha’."

Na conversa, a jornalista também revela o que pensa sobre debates públicos que são influenciados pela fé, por exemplo a questão do aborto –e como isso impacta o cotidiano dela no trabalho e nas relações pessoais.

Maria Beltrão sorri e abre os braços posando para foto; ela veste uma blusa branca e um casaco escuro
A jornalista e apresentadora Maria Beltrão - Kelly Fuzaro/Globo

Entre os entrevistados do podcast estão a influencer muçulmana Mariam Chami, o humorista ateu Fábio Porchat, o jornalista judeu Serginho Groisman e o produtor de conteúdo na plataforma Afrocrente Jackson Augusto, que é um dos principais ativistas do Movimento Negro Evangélico no Brasil.

"Penso que a religião é um dos traços identitários mais fortes dos brasileiros. Quando questionada em termos de fé, uma pessoa tende a revelar aquilo que tem de mais pessoal e, de certa maneira, menos ensaiado", afirma o jornalista Márvio dos Anjos, criador e apresentador da série.

Conheça o podcast:

Crítico musical e tradutor, Márvio foi repórter da Ilustrada e de Esporte da Folha, diretor de Redação do jornal Destak e editor de Esportes do jornal O Globo.

"Fomos ensinados que ‘religião não se discute’, mas, num ano eleitoral como o de 2022, é preciso reconhecer que o Brasil vive hoje as consequências de décadas em que o tema religioso foi isolado ou até rejeitado no debate público. Esse podcast é para que o ouvinte se identifique com a busca do entrevistado, seja com a fé, seja com a dúvida. Mas também é para naturalizar a conversa sobre religião", diz.

A edição de som de Deus te Ouça é de Raphael Concli, e a coordenação, de Daniel E. de Castro.

Capa com o título Deus te Ouça centralizado e seis ilustrações de pares de mãos em diferentes gestos religiosos
Podcast Deus te Ouça traz entrevistas com personalidades sobre fé e religião - Catarina Pignato

Deus te Ouça passa a integrar o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts da Folha, que reúne títulos como o Café da Manhã, podcast diário de notícias em parceria com Spotify; o investigativo A Mulher da Casa Abandonada; Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção; e Boletim Folha, com o resumo das notícias em duas edições diárias. A lista tem hoje mais de 20 programas.

DEUS TE OUÇA
Quando: quartas, às 7h
Onde: nas principais plataformas de podcast

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.