Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: o avanço da varíola dos macacos e como se prevenir

Via sexual tem sido uma das principais formas de transmissão da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Saúde confirmou na sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil, que também é a primeira fora do continente africano no atual surto da doença. O paciente era um homem de 41 anos.

A enfermidade é transmitida especialmente pelo contato com as feridas causadas por ela –e, neste novo surto, a via sexual tem sido uma das principais formas de infecção.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a lançar um alerta para que homens que fazem sexo com homens diminuam o número de parceiros, já que esse grupo concentra a maior parte dos casos no mundo. Mas a organização foi criticada por estigmatizar esse segmento da população. O vírus pode infectar qualquer um e já se espalha entre outros grupos.

No episódio desta segunda-feira (1º), o Café da Manhã discute o avanço da varíola dos macacos pelo mundo. O infectologista Esper Kallás, que também é colunista da Folha, explica como se prevenir, analisa os riscos de se criar estigmas ao tentar combater a doença e discute as lições que a epidemia de HIV/Aids deixou para lidar com a situação de agora.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.