O endividamento das famílias brasileiras atingiu o maior nível desde 2010, de acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo): 79% dos domicílios estão devendo para lojas de varejo, bancos ou cartões de crédito. Três em cada das famílias atrasaram alguma conta, e 10% destas não têm como pagar as dívidas.
O tema foi parar na campanha eleitoral, com o ex-presidente Lula (PT) prometendo criar um fundo com dinheiro público para renegociar dívidas e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) propondo um refinanciamento feito pelo governo com juros menores e prazos mais longos, além de um projeto de lei que proíba os bancos de cobrar mais do que o dobro do valor original da dívida.
A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem plano oficial, mas aposta na melhora da economia e no aumento do emprego para enfrentar o problema.
No episódio desta quarta-feira (14), o Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Vinícius Torres Freire. Ele explica por que o endividamento das famílias está tão alto e analisa como os candidatos tentam conquistar o voto de quem tem dificuldade para pagar as contas.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.