Podcast: o que planejam os militares com a contagem paralela dos votos

Forças Armadas vão conferir números registrados em boletins de urnas e divulgar análise na noite da eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez na história democrática do Brasil, as Forças Armadas vão fazer uma contagem paralela dos votos no dia da eleição. Com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os militares vão conferir se os números registrados nos boletins de 385 urnas batem com os dados enviados à corte.

A ideia é divulgar o resultado dessa análise na própria noite da eleição.

O presidente Jair Bolsonaro tem usado a participação dos militares no processo eleitoral para alimentar suspeitas infundadas sobre o sistema de votação. As investidas de Bolsonaro criaram uma série de atritos entre o TSE e as Forças Armadas, que chegaram a enviar à corte questionamentos sobre as urnas eletrônicas utilizando pontos da retórica do presidente.

No episódio desta terça (13), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha em Brasília Cézar Feitoza sobre o que querem os militares com a contagem paralela, a relação deles com Alexandre de Moraes no TSE e os riscos de que a totalização feita por eles seja usada contra o processo eleitoral.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.