Podcast: o balanço dos danos e a recuperação das obras de arte destruídas por golpistas

Ataques de bolsonaristas em Brasília destruíram pinturas, artefatos históricos e marcos arquitetônicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Obras de arte, objetos históricos e símbolos arquitetônicos foram rasgados, pichados, perfurados, quebrados e até urinados durante a invasão às sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro.

No Palácio do Planalto, a tela "As Mulatas", de Di Cavalcanti, foi furada em vários pontos. No Congresso, uma tapeçaria de Burle Marx foi urinada e a escultura "A Bailarina", de Victor Brecheret, arrancada da base e jogada no chão. No Supremo Tribunal Federal, os golpistas picharam a escultura "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti.

Os danos foram enormes também nos prédios dos Poderes, projetados por Oscar Niemeyer e considerados marcos da arquitetura mundial. Ainda não existe uma estimativa de quanto os restauros vão custar —Câmara e Senado estimam um prejuízo de até R$ 7 milhões, sem contar as obras de arte.

O Café da Manhã desta segunda-feira (16) explica a importância dos acervos dos três Poderes e como deve ser o trabalho para recuperá-los. O podcast entrevista o arquiteto Andrey Schlee, diretor de patrimônio material do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles. O roteiro foi escrito com Carolina Moraes. A produção é de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.