Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast analisa desafios que aguardam Lula na volta da Europa

Presidente terá de lidar com nós no Legislativo, na sucessão do GSI e em indicação para o STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve encerrar nesta quarta-feira (26) uma viagem de seis dias por Portugal e Espanha. No Brasil, uma série de desafios aguarda o petista, fazendo da volta dele um momento decisivo para o governo.

No Congresso, os nós são as CPIs que devem ser instaladas nesta semana: uma mista, para apurar os ataques golpistas de 8 de janeiro, cuja leitura está prometida para esta quarta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e outras três na Câmara, incluindo uma para investigar a atuação do MST, aliado histórico do PT.

As articulações no Legislativo colocarão à prova a base aliada do governo e serão pano de fundo para outros desafios de Lula. O presidente vai precisar lidar com a tramitação do arcabouço fiscal, a nomeação de um novo ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e a indicação de um substituto de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal.

No episódio desta quarta do Café da Manhã, o jornalista e analista político Thomas Traumann fala do momento do governo e analisa o tamanho das dificuldades que Lula tem pela frente.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.