Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2011 - 15h15

Ministério defende alterações feitas em obra da Copa em Cuiabá

Publicidade

DE BRASÍLIA

O ministério das Cidades divulgou nota em que defende a mudança da obra de transporte urbano para a Copa na cidade de Cuiabá (MT). A obra, que seria um BRT (sistema de ônibus com corredor), foi trocada para um VLT (sistema ferroviário), que pode não ficar pronto para o evento.

Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", a mudança foi feita contrariando um parecer técnico que desaprovava o VLT. De acordo com a reportagem, a pedido de Cassio Vianna, chefe de gabinete do ministro Mario Negromonte, a diretora de Mobilidade Urbana da pasta, Luiza Gomide Vianna, refez o parecer contrário à mudança.

PPS pede que TCU investigue suspeita no Ministério das Cidades

Em nota, o ministério defende que a mudança de parecer teve caráter técnico e é um procedimento normal.

"Seguindo o rito processual da administração pública, os técnicos envolvidos no trabalho discutiram, analisaram e reavaliaram a pertinência ou não do novo modelo de transporte proposto pelo Governo do Estado, tendo manifestado opinião divergente ao parecer final, opinião essa que foi revisada e refutada tecnicamente no momento da conclusão da análise".

Conforme a Folha mostrou em julho, um lobby de governos e da indústria ferroviária fez com que projetos de transportes de cidades da Copa fosse alterados, mesmo contra a orientação dada pela presidente Dilma Rousseff no início do ano, de não fazer alterações.

Na nota, o ministério informa ainda que a mudança no custo da obra --o BRT era avaliado em R$ 500 milhões e o VLT está estimado em R$ 1,2 bilhão-- não será coberta por financiamentos do governo federal. Os recursos terão que ser disponibilizados pelo governo do Mato Grosso, que pediu a mudança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página