Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2011 - 12h44

Ministro das Cidades dará explicações ao Senado dia 8

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O ministro Mário Negromonte (Cidades) dará explicações sobre denúncias de irregularidades em sua gestão ao Senado no próximo dia 8. Ele será ouvido na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle.

Ele foi convidado a partir de um requerimento do líder do PSDB, Alvaro Dias (PR). Segundo o presidente da comissão, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o ministro aceitou o convite. "Já negociamos com o ministro e ele virá ao Senado".

Em depoimento ao Ministério Público Federal, o analista técnico do Ministério das Cidades Higor Guerra confirmou ter sido pressionado a adulterar seu parecer em um projeto de transporte, do Ministério das Cidades, para a Copa de 2014.

Guerra atribui a pressão à gerente de projetos do ministério, Cristina Soja, e à diretora de Mobilidade Urbana, Luiza Vianna. O documento afirma, no entanto, que ele "não sabe dizer sobre de quem partiu a ordem para o procedimento adotado por Luiza e Cristina, de adulteração dos autos do processo".

Reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" revelou que a pasta adulterou parecer de um técnico, permitindo a implantação de um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em vez de uma linha rápida de ônibus na cidade de Cuiabá (MT). A mudança elevou em R$ 700 milhões o valor das obras.

Segundo o relato de Guerra, a movimentação teria começado após o governo federal ter tomado a decisão política de alterar o projeto.

A movimentação se intensificou, de acordo com o técnico, depois de o Ministério Público de Mato Grosso solicitar informações ao Ministério das Cidades.

O servidor declarou que em outubro foi claramente pressionado a mudar sua nota técnica, o que não considerava habitual. "A partir desse dia [6 de outubro], teve quatro dias de desgastantes conversas com Cristina Soja, pois o depoente se recusou a alterar a nota técnica que já tinha produzido."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página