Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2012 - 11h43

Dilma analisará Código Florestal com 'sangue frio', diz ministro

Publicidade

KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou na manhã desta quinta-feira (26) que a presidente Dilma Rousseff vai analisar com sangue frio e tranquilidade o texto do novo Código Florestal, aprovado ontem na Câmara dos Deputados.

O governo esperava manter o texto referendado anteriormente pelo Senado, mas a bancada ruralista impôs uma derrota ao Planalto. Por 274 votos a 184, o texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) foi aprovado ontem no plenário.

Com derrota do governo, Câmara aprova reforma do Código Florestal
Código Florestal 'não pode ter rótulo de lei ruralista', diz Kátia Abreu

"É claro que nós esperávamos outro resultado, mas não foi esse o entendimento da Câmara e nós respeitamos. Agora como nos é dado também pela Constituição o direito do veto, a presidente vai analisar com muita serenidade", disse o ministro antes de participar da aberta do seminário "Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20", em Brasília.

A expectativa é que Dilma vete boa parte do texto da Câmara, em particular os dispositivos que cedem demais ao agronegócio e reduzem a proteção aos rios.

Carvalho, no entanto, não quis comentar se esta é a tendência dentro do governo. "Eu não quero falar em tendência porque eu não quero usurpar um direito que é da presidente. Ela vai analisar isso e tomar sua decisão na hora oportuna."

O ministro disse ainda que o governo tem compromisso com a preservação do meio ambiente e com um modelo de desenvolvimento sustentável. Às vésperas da realização da conferência Rio+20, que acontece em junho, o Planalto teme ter sua imagem desgastada diante dos ambientalistas.

Para Carvalho, a Rio+20 é um episódio importante, mas o que está em jogo são os princípios do governo e os compromissos assumidos pela presidente Dilma durante a campanha.

"A presidente tem repetido que para ela é importante o crescimento, com inclusão social e com cuidado com a natureza, pensando nas gerações futuras. Isso, sim, é importante, e mais evidentemente os compromissos que ela assumiu na campanha. Esses serão parâmetros que vão nos orientar."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página