Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2012 - 22h51

Chalita diz que votou por mudança no Código Florestal por obediência ao PMDB

Publicidade

RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO

O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, disse que votou a favor da reforma do Código Florestal, que fragiliza as leis ambientais, para seguir a orientação de seu partido, embora discordasse de pontos do texto.

"[Votei a favor] Por ser do PMDB. Eu discordo de algumas coisas de lá, eu debati sobre isso no PMDB", disse. "Na verdade o PMDB fechou questão em relação ao código, vamos ver o que vai acontecer ainda, porque tiraram artigos importantes do código. Tem uma série de pontos que estão ausentes ali."

Ideli sinaliza veto a anistia para desmatadores no Código Florestal
Dilma analisará Código Florestal com 'sangue frio', diz ministro
Com derrota do governo, Câmara aprova reforma do Código Florestal
Código Florestal 'não pode ter rótulo de lei ruralista', diz Kátia Abreu

Chalita disse que acredita em "chegar num meio termo depois". O projeto seguiu para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Questionado sobre deputados do PMDB que votaram contra as mudanças apesar da orientação do partido, Chalita afirmou: "Eu não sei, eu vi que que o PMDB fechou questão. Nas outras partes da votação eu nem estava no plenário".

O pré-candidato promoveu evento sobre ambiente com militantes um dia após votar pelas mudanças no código.

Amigo de Chalita, o ex-deputado Fábio Feldmann, ex-PV, que participou do debate, disse que o PMDB "é o grande responsável pela derrota" dos ambientalistas na votação. Sobre a participação de Chalita na decisão, afirmou: "Quando a decisão é da liderança, é difícil o sujeito não seguir o partido".

INSPEÇÃO VEICULAR

Embora tenha dito que ainda estuda sua posição sobre a inspeção veicular em São Paulo, o deputado defendeu o serviço, acrescentando que o valor cobrado pode ser discutido. "Sou favorável à inspeção veicular. Acho que, se tem inspeção, você tem que cobrar pelo serviço, agora você pode discutir o quanto cobra", disse.

Chalita disse ainda ser contrário à criação de taxas relacionadas ao ambiente, como de lixo e pedágio urbano.

TERCEIRA VIA

Chalita também se opôs a à proposta dos pré-candidatos Celso Russomanno (PRB) e Netinho de Paula (PC do B) de formar um bloco único de "terceira via" em São Paulo, contra a polarização entre o PT de Fernando Haddad e o PSDB de José Serra.

A idéia de Russomanno e Netinho é definir em junho um nome único do bloco para disputar a eleição com base nas pesquisas de opinião.

"Não tem acordo. A candidatura do PMDB já foi decidida. Não tem lógica nenhuma e você não pode ter um critério desse de pesquisa. É o horário eleitoral que vai definir, não uma pesquisa agora", disse.

O pré-candidato disse que Netinho e Russomanno são bem-vindos a aderir à sua candidatura, mas defendeu que haja muitos candidatos na disputa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página