Publicidade
Publicidade
Oposição avalia crescimento do PIB no 1º trimestre como 'pífio'
Publicidade
GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
A oposição atribuiu o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) abaixo do esperado (0,2%) nesta sexta-feira às medidas adotadas pelo governo no campo econômico, divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os presidentes do DEM e do PSDB, José Agripino Maia (DEM-RN) e Sérgio Guerra (PSDB-PE), afirmaram que o modelo econômico brasileiro para combater a crise internacional está ultrapassado --por isso reflete no que chamam de crescimento "pífio" do PIB.
Economia cresce 0,2% no primeiro trimestre, aponta IBGE
Veja a comparação do PIB do Brasil com outros países
Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo
"O governo usa um modelo esgotado de combate à crise. A ideia de continuar às custas do mercado interno para continuar a crescer é falsa", disse Guerra.
"Não são as medidinhas tomadas pelo governo que vão resolver essa crise. Isso é resultado da perda de competitividade do Brasil no mercado internacional", afirmou Agripino.
O presidente do PSDB criticou os investimentos públicos que, segundo ele, são os menores nos últimos seis anos. "O governo precisa gastar menos, investir mais em infraestrutura e ter maior produtividade." O tucano disse que as medidas do governo no campo econômico são "populistas" e provocam uma "instabilidade econômica" no país.
Para Agripino, o crescimento é metade do esperado pelo Palácio do Planalto --o que deve acender um sinal de alerta para o governo. "O sinal amarelo, que há tinha acendido, agora está se transformando em sinal vermelho. Em tempos de crise, até a China não é mais o mercado que era. Não há investimentos em infraestrutura, em financiamento de máquinas, no setor produtivo."
Para o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), as previsões do governo de maior crescimento do PIB mostram que o discurso do Planalto é diferente da prática econômica.
"O ministro Guido Mantega [Fazenda] fala sempre com muito otimismo, depois nunca é questionado quando saem os resultados. As previsões dele são furadas, os indícios é que vamos ter por um bom tempo um PIB muito aquém das potencialidades do Brasil."
+ Canais
+ Notícias em Poder
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Nomeação de novo juiz do Supremo pode ter impacto sobre a Lava Jato
- Indicação de Alexandre de Moraes vai aprofundar racha dentro do PSDB
- Base no Senado exalta currículo de Moraes e elogia indicação
- Na USP, Moraes perdeu concursos e foi acusado de defender tortura
- Escolha de Moraes só possui semelhança com a de Nelson Jobim em 1997
+ Comentadas
- Manifestantes tentam impedir fala de Moro em palestra em Nova York
- Temer decide indicar Alexandre de Moraes para vaga de Teori no STF
+ EnviadasÍndice







