Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2012 - 17h07

Opositor desiste e principais siglas devem poupar Aécio de críticas em BH

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Opositor do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em Minas, o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB) desistiu de disputar a convenção do PMDB que indicará o candidato a prefeito de Belo Horizonte no próximo sábado (30).

A decisão favorece Aécio, que mesmo não sendo candidato a prefeito deverá ficar livre de críticas de adversários de partidos com maior representação e, por isso, com mais tempo de rádio e TV na campanha.

Sávio e peemedebistas como o ex-ministro Hélio Costa entendiam que essa eleição deveria ser também um palanque para criticar as gestões do PSDB em Minas, já com vistas à disputa eleitoral de 2014.

O PT, maior opositor do PSDB na Assembleia Legislativa, estará com os tucanos no apoio à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB). Embora dividido nessa decisão, os petistas não terão palanque para externar críticas ao PSDB.

Os deputados estaduais Délio Malheiros, pré-candidato pelo PV, e Eros Biondini, indicado candidato a prefeito pelo PTB, integram no Legislativo a base aliada do governador tucano Antonio Anastasia.

Em nota, Sávio apontou "nítidos sinais de ingerência externa no partido" para forçar a decisão da sigla em nome do deputado federal Leonardo Quintão. "Inclusive validando, mais uma vez, a minha tese de que vivemos em Minas um estado de exceção", disse. O deputado não explicitou as "ingerências externas" no PMDB.

Com a desistência, o nome de Quintão é o único do PMDB que restou para a convenção que o partido fará no sábado. Quintão não faz oposição a Aécio.

As críticas à gestão estadual do PSDB deverão ficar por conta dos candidatos do PSTU, a professora Vanessa Portugal, e do PSOL, Maria da Consolação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página