Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2012 - 18h29

Setor do PSD mineiro contesta na Justiça coligação do PT em BH

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

A ala do PSD destituída do comando da sigla em Belo Horizonte pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), contestou a medida na Justiça Eleitoral e impugnou a coligação do PT na cidade nesta sexta-feira (13).

O documento protocolado na Justiça afirma que, pelo estatuto do PSD, compete à Executiva Nacional deliberar sobre cancelamento de convenções municipais e designação de comissões interventoras, e que isso não ocorreu em BH.

O setor do PSD que defende o apoio, com o PSDB, à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB) é liderado pelo secretário de Gestão Metropolitana do governo de Minas Gerais, Alexandre Silveira.

Segundo Silveira, que é deputado federal licenciado, houve uma "tentativa de intervenção ilegal" por Kassab, presidente nacional do partido.

Kassab, disse ele, nomeou a comissão interventora sem convocar a Executiva Nacional para decidir.

O imbróglio em BH ocorre porque, após o PT romper a aliança que havia com o PSB, houve recomposição partidária e o PSD decidiu se manter coligado ao PSB do prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda.

Após pedido da presidente Dilma Rousseff, Kassab determinou o apoio ao candidato do PT, o ex-ministro Patrus Ananias.

Ocorre que a comissão provisória do PSB-BH registrou o apoio a Lacerda --apoiado pelo PSDB do senador Aécio Neves, a quem o PSD mineiro é muito ligado.

Diante disso, a comissão provisória foi destituída por ato da comissão interventora nomeada por Kassab.

O documento apresentado à Justiça Eleitoral traz como testemunhas a vice-presidente do PSD, senadora Kátia Abreu (TO), que se declarou em dissidência aberta após a intervenção na capital mineira, e Roberto Brant (MG), que era da Executiva e deixou o partido pelo mesmo motivo.

ILEGAL

"Além de ter sido um ato amoral, truculento e aviltante, é ilegal", disse Silveira, que, ao apresentar o documento à Justiça Eleitoral, na tarde desta sexta-feira, teve que justificar o fato de estar em ato partidário durante o horário de trabalho --ele é secretário do governo Antonio Anastasia (PSDB).

Questionado se estava licenciado, ele disse: "Não. São três horas [da tarde], sou secretário de Estado e tem dia que fico na secretaria até onze horas da noite".

Caberá à Justiça Eleitoral definir qual documento prevalecerá, se o da comissão destituída ou o da comissão interventora.

Estão em jogo os 2min40s do tempo de rádio e TV do PSD que Lacerda ou Patrus herdarão na propaganda eleitoral.

OUTRO LADO

A assessoria do PSD informou que o setor jurídico do partido não foi notificado e que, por isso, o partido só se manifestará depois de conhecer o teor do documento entregue na Justiça Eleitoral em Minas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página