Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2012 - 20h31

Ministério Público oferece denúncia sobre 'lista de Furnas'

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro ofereceu denúncia contra 11 pessoas sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro em um suposto esquema de desvios de "milhões de reais", de 2000 a 2008, envolvendo a estatal Furnas Centrais Elétricas.

A denúncia da procuradora Andréa Bayão, que não detalha o total dos supostos desvios, refere-se ao caso que ficou conhecido como "Lista de Furnas", documento que registra supostos repasses de recursos, pela estatal, a 156 políticos durante a campanha eleitoral de 2002.

Apesar do oferecimento da denúncia, em janeiro deste ano, o juiz Roberto Dantes de Paula, da Justiça Federal no Rio, declinou da competência para julgar o caso.

O juiz sustentou que a estatal Furnas é uma empresa de capital misto e, por esse motivo, compete à Justiça estadual analisar a denúncia, que está sob segredo de Justiça.

Entre os 11 denunciados estão o ex-diretor de Furnas Dimas Fabiano Toledo, o lobista Nilton Monteiro e o ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Os outros denunciados são funcionários de empresas supostamente envolvidas no caso.

A lista foi divulgada por Monteiro em 2006. Sua autenticidade, contudo, sempre foi contestada pelos citados na relação, a começar por Toledo.

A cópia da lista, que chegou primeiro à Polícia Federal, tem divergências da lista original. Ambas foram periciadas pela PF e a Procuradoria, ao oferecer a denúncia, se baseou nos relatórios da polícia.

Um trecho do laudo da PF diz que a lista original não tem evidências de montagem ou alterações e que foram "constatadas diversas convergências" entre a assinatura contida no documento e as fornecidas por Toledo para comparação.

A PF, contudo, faz uma observação com relação à assinatura: diz que "não se pode afirmar isso [autenticidade] com certeza".

Na denúncia, o MPF aponta a "autenticidade formal do documento", citando como possível prova o fato de Jefferson, em depoimento, ter confirmado um dado da lista: o recebimento de R$ 75 mil para sua campanha eleitoral, pagos por Toledo.

A denúncia foi encaminhada à Justiça Estadual do Rio em março deste ano. A peça judicial, da qual a reportagem obteve cópia, foi divulgada nesta terça-feira (31) pelo jornal mineiro "Hoje em Dia".

OUTRO LADO

O advogado Rogério Marcolini, que defende Dimas Toledo, disse considerar "inexistente" a denúncia do Ministério Público Federal, por avaliar que o órgão não tinha competência para oferecê-la.

"Essa denúncia e nada é a mesma coisa", disse.

Ele afirmou ainda que a Justiça fluminense também não acatou a denúncia da Procuradoria, pedindo antes novas investigações.

Com relação ao conteúdo, o advogado afirmou que a assinatura na lista não é de seu cliente e que isso está comprovado por laudos privados.

O advogado de Roberto Jefferson, Francisco Barbosa, disse que seu cliente foi à PF prestar depoimento como testemunha e confirmou ter recebido R$ 75 mil de Toledo.

Barbosa, contudo, contestou a denúncia oferecida contra Jefferson, porque, para ele, o recebimento de recursos para campanha eleitoral não configura crime de lavagem de dinheiro. "Isso não é infração. Se for, é caixa dois, que não é crime."

O advogado de Nilton Monteiro, Dino Miraglia, disse ser uma denúncia "fragilizada", mas que ele e seu cliente ficaram "satisfeitos" porque terão acesso ao possível processo e no curso das investigações poderão apresentar novas provas que levariam ao envolvimento de mais pessoas.

"A procuradora deixou muito mais gente de fora", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página