Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2012 - 18h56

Ex-aliados, Patrus e Lacerda trocam farpas em Belo Horizonte

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

À medida que a campanha avança em Belo Horizonte, o ambiente eleitoral vai deteriorando a relação amistosa que mantinham o prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), e o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias, que concorre pelo PT.

Tachado de "gerente" e "tecnocrata" por petistas, que criticam o prefeito por supostamente ter "pouca visão social", Lacerda reagiu. Chamou Patrus de "missionário" e, sem citar o programa Bolsa Família, criticou a política social da "esmolinha".

O contra-ataque de Lacerda foi em discurso a sindicalistas na terça-feira (7). Patrus respondeu nesta quarta-feira (8).

Folhapress
Candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT)
Candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT)

"O candidato Marcio Lacerda considerou o Bolsa Família uma esmolinha. Eu considero que é uma posição atrasada, preconceituosa. O candidato deixou claro, assim, que é contra o Bolsa Família e contra as políticas públicas sociais que promovem os pobres que eu implantei", afirmou o petista.

"O nosso compromisso é acabar com a miséria em BH e integrar o Bolsa Família com outras políticas sociais, como educação e cultura", disse.

Ao atacar Patrus, Lacerda se mostrou indignado com a acusação de que não cuida da área social.

"Às vezes dizem os nossos adversários, querendo se pautar como o missionário, aquele que vai mudar o mundo pelo bom sentimento [...], que eventualmente os outros são todos conservadores", disse.

Ele acrescentou: "Então, a gente é acusado de ser tecnocrata, de ser empresário e não ter sensibilidade. Isso é de uma estupidez, isso é de uma cegueira".

Lacerda disse que nenhum partido é "dono da sensibilidade social" e citou a criação, em sua gestão, de 50 mil vagas de tempo integral em escolas infantis.

"Isso é sensibilidade social, isso beneficia o mais pobre. Não é só esmola, ajudazinha em dinheiro que é sensibilidade social. É melhorar o transporte, a educação, a saúde, o lazer, os parques, o espetáculo público gratuito. Tudo isso é sensibilidade social", disse o prefeito.

Lacerda negou que tenha criticado o Bolsa Família. Nesta quarta-feira, ele afirmou considerar o programa um "patrimônio do povo brasileiro", mas defendeu programas sociais mais amplos.

APROXIMAÇÃO

Até o PT romper, em 30 de junho, a aliança que mantinha desde 2008 com o PSB e o PSDB, Patrus e Lacerda trabalhavam juntos na prefeitura.

Em 2008, Patrus não concordou com a aliança do PT com o PSDB em torno de Lacerda, mas depois se aproximou do prefeito, que o convidou integrar um conselho político da prefeitura para tratar das questões sociais de Belo Horizonte.

Na semana passada, durante debate na TV Bandeirantes, os dois ficaram lado a lado e conversaram durante os intervalos. Nesta semana, porém, o clima entre eles mudou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página