Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2012 - 13h36

Russomanno diz que Procuradoria deve agir contra uso da máquina

Publicidade

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE SÃO PAULO

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, disse neste sábado (11) que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral devem agir contra o uso da máquina administrativa na campanha eleitoral.

Russomanno comentou a revelação, feita pela Folha de hoje, de que uma diretoria da Secretaria Estadual de Educação expediu circular e usou página do órgão na internet para convocar dirigentes de escolas públicas para um ato de apoio ao candidato José Serra (PSDB).

Secretaria convoca diretores de escola pública para ato pró-Serra

Serra e Russomanno estão tecnicamente empatados em primeiro lugar na última pesquisa Datafolha.

"O que pode combater esse tipo de coisa é uma ação do Ministério Público e da Justiça Eleitoral. É muito triste ver isso acontecer, uma forma antidemocrática de fazer campanha. Tenho recebido muitas denúncias nesse sentido", disse.

No início da manhã, o candidato do PRB percorreu uma feira-livre na zona sul de São Paulo e, em seguida, visitou a sede da escola de samba Águia de Ouro, na zona norte.

REUNIÃO

O chamado à reunião de apoio a Serra foi publicado em um comunicado oficial da Diretoria Regional de Ensino Norte-1, que comanda as escolas estaduais de nove bairros da zona norte. Quem assina a circular e o convite é Lúcia Regina Mendes Espagolla, que comanda a diretoria.

A Secretaria de Educação faz parte da administração do governador Geraldo Alckmin (PSDB), aliado e cabo eleitoral de Serra.

Segundo diretores e vice-diretores ouvidos pela Folha, depois de disparar a circular, Espagolla telefonou para os subordinados ameaçando os que não comparecessem à reunião da campanha com a perda do cargo.

Pelo telefone, a dirigente teria dito que haveria uma lista de presença a ser assinada no local do encontro --um centro cultural na zona norte. Segundo eles, o aviso teria sido direcionados a professores que ocupam interinamente a direção nas escolas e, portanto, não têm estabilidade no cargo.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação, afirmou, em nota, que "ao tomar conhecimento do fato determinou o imediato afastamento da dirigente regional de ensino e instaurou procedimento administrativo de apuração".

Já a assessoria de José Serra (PSDB) disse desconhecer a servidora e que o caso se restringia ao governo e, por isso, não iria comentá-lo. A Folha não conseguiu localizar Lúcia Regina Mendes Espagolla

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página