Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2012 - 18h07

Patrus diz que adversários são 'esquizofrênicos' na relação com Dilma

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

A relação do prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Márcio Lacerda (PSB), e dos seus aliados com o governo da presidente Dilma Rousseff foi definida como "esquizofrênica" pelo candidato Patrus Ananias (PT).

O ex-ministro reagiu às críticas que Lacerda e o senador Aécio Neves (PSDB) fizeram ao ministro Alexandre Padilha (Saúde), que esteve em Belo Horizonte no sábado (11) para fazer campanha com o petista.

Ex-aliados, Patrus e Lacerda trocam farpas em Belo Horizonte
PSD recorre em Minas para tentar reduzir tempo de Lacerda na TV
Aécio rebate ministro da Saúde sobre 'prioridade' ao PT em BH

Segundo Patrus, Lacerda e seus aliados criticam e elogiam o governo Dilma de acordo com a conveniência.

Folhapress
Candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT)
Candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT)

"Nossos adversários precisam resolver uma questão esquizofrênica deles: quando interessa, eles elogiam a presidente e os ministros. Quando não interessa, eles criticam. Eles têm que definir de que lado estão e qual relação querem ter com a presidente Dilma e os ministros do governo", afirmou.

Patrus se referia, por exemplo, ao fato de, na última sexta-feira (10), durante visita de Dilma ao norte de Minas, o governador Antonio Anastasia (PSDB) ter elogiado e agradecido publicamente os investimentos sociais do governo federal.

Três dias depois, Aécio chamou Padilha de "patético" e "atrasado" por ter o ministro falado em "prioridade" para Patrus, se este for eleito, para tomar recursos no Ministério da Saúde.

A celeuma levou Padilha a justificar o que dissera. Segundo ele, é Patrus quem "daria prioridade às reformas das unidades básicas de saúde, buscando recursos já disponíveis".

'REPUBLICANOS'

Apesar do ataque a Padilha, Lacerda e Aécio disseram que tanto a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a gestão Dilma foram até agora "republicanas" na distribuição das verbas com a prefeitura e o governo de Minas.

"Nós acreditamos que isso [relação republicana] vai continuar, independentemente da disputa eleitoral, da disputa política", disse Lacerda.

E, mesmo evitando comentar diretamente a fala de Patrus, ele acrescentou: "No regime democrático, você elogia, você critica. Isso faz parte da democracia".

Cada vez mais, Patrus tenta associar sua imagem à de Dilma, enquanto Lacerda trabalha para evitar que o adversário tenha êxito.

A estratégia do petista é dizer que o governo federal seguirá sem discriminar ninguém, mas que "uma liderança [municipal] mais vigorosa e mais sintonizada com as prioridades do governo federal pode ampliar as parcerias e trazer mais recursos".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página