Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2012 - 05h30

Análise: Decisão de fatiar votação pode alterar resultado

Publicidade

VITOR PINTO CHAVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A decisão dos ministros do Supremo de dividirem seus votos a partir dos itens da denúncia pode alterar o resultado do julgamento do processo do mensalão?

O relator Joaquim Barbosa, e o revisor Ricardo Lewandowski divergiram sobre a forma como será votado o processo. Na prática, prevaleceu a posição de Barbosa.

Data Venia: Entenda o vocabulário usado durante o julgamento do mensalão
'É uma incógnita', diz presidente do STF sobre duração de julgamento
Após voto do relator, defesa de Valério diz que ministros são independentes
PF abre apuração sobre entrevista de delegado à Folha

Os votos dos demais ministros serão proferidos após a leitura de cada item de seu voto. O regimento interno da corte não veda essa metodologia, utilizada no recebimento da denúncia no processo. Essa, porém, não é discussão comum nem no STF nem nos demais tribunais.

Após o recebimento da denúncia, há quatro momentos principais em que relator e revisor podem divergir.

No primeiro, o revisor pode discordar do relatório. Lewandowski concordou com Barbosa.

Depois, discutem-se questões formais. Relator e revisor discordaram sobre o desmembramento do processo, mas concordaram sobre a exclusão de um réu.

Terceiro, podem discordar sobre a condenação dos réus. Segundo dados do Supremo em Números, da FGV Direito Rio, em apenas nove ações penais originárias o STF decidiu se um réu era culpado. Destes, em apenas um o relator e revisor divergiram. Em todos a posição do relator prevaleceu.

O último momento é a aplicação da pena. Dos processos citados, em seis houve condenação. Em metade relator e revisor discordaram.

Não é de se estranhar divergências. Ambos, relator e revisor, estudaram o processo e já possuem, provavelmente, visão sobre todos os temas. Buscarão convencer os demais. A forma de exposição e de como se dará a votação será relevante.

Num processo judicial sempre se discute o passado. A forma de reconstruir os fatos é fundamental. A decisão de se "fatiar" a votação certamente afetará o tempo e a dinâmica do processo. A ordem dos fatores, nesse caso, poderá alterar o resultado. Não se sabe ao certo como ou quanto. Atrapalhará ou não a participação do ministro Peluso? Ao falarem mais vezes os ministros mais antigos influenciarão os mais novos? Tudo isso depende de vários fatores. Saberemos em breve.

VITOR PINTO CHAVES é professor da FGV Direito-Rio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página