Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2012 - 11h31

Lula abraça Patrus na TV e o define como de 'ação e coração'

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu na manhã desta terça-feira (21) a propaganda eleitoral do candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, chamando-o de homem "moderno" e de "ação e coração".

Em uma das inserções de 30 segundos que foi ao ar na TV nesta manhã, Lula abraçou o seu ex-ministro e o elogiou por ter conduzido no seu governo o programa Bolsa Família.

"Quando eu quis mudar a política social no Brasil, chamei o Patrus Ananias e criamos o Bolsa Família, que é hoje copiado pelo mundo", disse o ex-presidente.

Segundo o petista, o seu ex-ministro "consegue pensar à frente do seu tempo" e ficar "ao ladinho das pessoas".

"É assim que deve ser um prefeito moderno, um homem de ação e coração", acrescentou Lula.

A estratégia do marqueteiro João Santana de apresentar Patrus como o condutor de um programa bem-sucedido da gestão Lula, identificando-o como "moderno", é uma forma de se contrapor ao discurso da campanha do prefeito e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB).

Lacerda e o senador Aécio Neves (PSDB) --padrinho político do prefeito-- já declararam que Belo Horizonte não pode voltar ao passado, fazendo referência ao fato de Patrus ter sido prefeito da capital mineira há 16 anos.

Já a palavra "coração" usada na fala de Lula tem o propósito de reforçar uma estratégia da campanha petista de que Patrus "cuida das pessoas" e tentar fixar em Lacerda a pecha de "tecnocrata", pouco preocupado com as pessoas.

CARONA

Nas suas inserções, Lacerda desde já procurou destacar o caráter "humano" da sua gestão, o que é também uma forma de se contrapor à tática do rival. "Tenho trabalhado por uma cidade mais justa, mais humana", disse o prefeito.

Lacerda ainda tentou pegar carona em Lula, ao dizer que tem no seu currículo, além do combate à ditadura, trabalhos prestados ao governo Lula --foi secretário-executivo do ministério da Integração Nacional-- e também no governo de Aécio em Minas Gerais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página