Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2012 - 20h35

Primeira fase do julgamento do mensalão teve acusação e defesa dos réus

Publicidade

DE SÃO PAULO

O julgamento do mensalão promete ser o mais longo da história do STF (Supremo Tribunal Federal) e não tem data para acabar.

Os ministros dividiram a análise do caso em duas partes. A primeira começou no dia 2 de agosto com a exposição do caso, a acusação da procuradoria-geral da República e as defesas dos réus. Os ministros votam na segunda parte, que começou no dia 15 de agosto.

O que você lembra sobre o mensalão? Faça o teste e descubra
Conheça a cronologia do escândalo
Saiba de quais crimes os réus são acusados
Apesar de denúncias, Lula negou conhecer esquema do mensalão

Na primeira parte, as sessões começarão às 14h e serão diárias. Na segunda parte, as sessões continuam com início às 14h, mas ocorrem apenas três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas.

O cronograma foi estabelecido pelos próprios ministros, mas pode sofrer mudanças como atrasos, que podem correr com a votação de questões de ordem eventualmente levantadas por advogados dos réus.

As sessões serão transmitidas ao vivo pelo site da Folha e também TV Justiça (canal 53-UHF em Brasília), pela Rádio Justiça (104.7 FM em Brasília) e também pela internet.

*

Veja como foi o dia a dia da primeira parte do julgamento

  • 2 de agosto O primeiro dia de julgamento começou com a leitura do resumo relatório pelo ministro Joaquim Barbosa. Ricardo Lewandowski, revisor do caso, concordou com a análise de Barbosa. A leitura da acusação pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, estava prevista para a primeira sessão, mas os ministros atrasaram o cronograma discutindo longamente uma questão de ordem que pedia o desmembramento da ação. Depois de quase quatro horas de discussão, o plenário decidiu, com 9 votos a 2, que o processo continua no STF. Veja como foi o 1º dia do julgamento: Bate-boca entre ministros marca 1º dia de julgamento do mensalão
  • 6 de agosto Os advogados dos 38 réus começam a ler as defesas de seus clientes. Cada leitura deve durar até uma hora, ou seja, serão cinco defesas por dia. Os primeiros acusados a serem defendidos, na ordem, são José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério Fernandes e Ramon Hollerbach. Veja como foi o 3º dia do julgamento: Defesa tenta desqualificar acusação no terceiro dia de julgamento
  • 15 de agosto Os ministros escutam as últimas defesas, as dos réus José Luiz Alves, Duda Mendonça e Zilmar Fernandes e votaram as questões preliminares propostas pelos advogados das defesas. O plenário decidiu aceitar uma das questões a anulou o processo contra o argentino Carlos Alberto Quaglia, que teve sua defesa cerceada por uma falha administrativa da secretaria do STF. Veja como foi o 10º dia de julgamento: Último dia da defesa no STF tem discussão de ministros e réu excluído
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página