Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2012 - 19h40

PT tenta nova estratégia para evitar imagem de Dilma na campanha de rivais

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Após ver negados dois pedidos de liminar para que opositores do PSB não veiculem referências à presidente Dilma Rousseff em Belo Horizonte e Recife, o PT irá adotar nova estratégia em Campinas (SP).

Aliados em âmbito nacional, PT e PSB disputam localmente nesses municípios. O partido de Dilma tentou barrar na Justiça a divulgação de referências à presidente em campanhas dos concorrentes, reivindicando que isso só é permitido ao PT e a coligações locais com o partido, mas não obteve sucesso.

Eduardo Campos usa nome de Dilma para pedir votos em Recife
Rival que tentar 'surfar no prestígio' de Dilma será acionado, diz Rui Falcão
Campos critica veto do PT ao uso da imagem de Dilma pelo PSB em Recife

Em vez de questionar apenas uma única utilização da imagem ou referência à presidente, o comitê de Marcio Pochmann, candidato do PT em Campinas, está reunindo várias edições do programa eleitoral em que o candidato Jonas Donizette (PSB) aparece entre fotos de Dilma e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmando que contará com o apoio dos dois caso seja eleito.

Segundo o coordenador político da campanha, Renato Simões, o objetivo é apontar que houve "desvirtuamento da realidade para favorecer candidaturas", o que não é permitido pela lei eleitoral.

"Ações pontuais não funcionaram, então estamos acumulando as imagens para mostrar que estão sistematicamente buscando induzir o eleitor ao erro", disse. "Eles estão associados a partidos que historicamente fazem oposição ao PT e agora querem defender a Dilma? Isso é puro oportunismo e má-fé."

Simões se refere ao fato de que o candidato a vice na chapa de Donizette, Paulo Eduardo Moreira da Silva, é do PSDB e a coligação ainda inclui o DEM e o PPS.

"Reconhecemos que o PSB é um parceiro na sustentação do governo federal, mas isso não dá o direito de insinuar que são eles que têm o apoio da Dilma", afirmou Simões, que disse ainda que o partido entrará com uma ação em Campinas "a qualquer momento".

À Folha Donizette afirmou que o PSB é um dos partidos "mais fiéis e leais" à base de apoio de Dilma em votações no Congresso e que ele apoiou o governo em 94% de seus votos, índice que seria maior do que de alguns petistas.

"A presidenta é do PT, mas o governo federal é uma coalizão. Minha história é de bom relacionamento tanto na esfera federal quanto estadual e essa é a realidade que o programa mostra", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página