Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2012 - 20h30

Marco Aurélio diz temer que julgamento do mensalão não termine neste ano

Publicidade

DA REUTERS

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), expressou nesta sexta-feira preocupação de que o julgamento da ação penal do mensalão não termine neste ano.

Marco Aurélio pediu racionalização dos trabalhos da corte e que a palavra seja passada aos demais ministros após os votos do relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowski, sobre o primeiro item da denúncia analisado pelos magistrados.

Lewandowski diz que já esperava críticas ao seu voto
'Vocês verão na hora oportuna', diz Peluso sobre voto no mensalão

Lewandowski concluiu na quinta-feira seu voto sobre o capítulo da denúncia que trata sobre o suposto desvio de recursos do Banco do Brasil e da Câmara dos Deputados.

Lula Marques -6.ago.2012/Folhapress
Os ministros Marco Aurélio Mello (à esq.) e Cezar Peluso durante sessão do STF
Os ministros Marco Aurélio Mello (à esq.) e Cezar Peluso durante sessão do STF

Ele divergiu do relator ao absolver os quatro réus acusados de desviar recursos da Câmara, entre eles o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e o empresário Marcos Valério, acusado de ser o operador do suposto esquema.

Ao término do voto do revisor, Barbosa disse que começaria a sessão de segunda-feira pedindo a palavra para rebater os pontos levantados pelo colega, que pediu então que também tivesse a palavra para contrapor o relator.

"Pelo visto as discussões tomarão um tempo substancial. Elas se mostram praticamente sem baliza. Precisamos, como eu disse, racionalizar os trabalhos e deixar que os demais integrantes se pronunciem. Vence, num colegiado, a maioria", disse Marco Aurélio.

"Já receio que ele [o julgamento] não termine até o final do ano."

O ministro comentou sobre o voto divergente de Lewandowski e sobre uma possível disputa entre o relator e o revisor do processo.

"Se eu pudesse dar um peso maior a um pronunciamento no Supremo, daria àquele formalizado por maioria de votos, não a uma só voz. Mesmo porque, já dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página