Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2012 - 12h31

No Rio, Freixo diz que subir 5 pontos no Datafolha foi 'extraordinário'

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

O candidato do PSOL a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, avaliou como "extraordinário" seu crescimento de 5 pontos percentuais na pesquisa Datafolha.

Ele afirmou na manhã desta quarta-feira (12) que espera que os outros candidatos cresçam também para aumentar a possibilidade do segundo turno.

"É bom para o Rio de Janeiro um segundo turno porque a gente amplia o debate sobre tudo que está acontecendo. Agora, é sinal que a gente está no caminho certo, mesmo com pouco tempo de televisão, mas com muita militância e utilizando bem a internet. Agora é prosseguir nisso para que a gente possa passar os 20%, se aproximar dos 30% e tentar com isso gerar um segundo turno", disse o candidato em comunicado divulgado pela assessoria.

Freixo sobe, mas Paes mantém folga no Rio, aponta Datafolha

Editoria de Arte/Folhapress

Freixo disse acreditar também que os votos dos indecisos possam levar a eleição ao segundo turno. "A gente tem 25 dias para a eleição. O número de indecisos ainda é muito grande", afirmou.

Apesar do crescimento, Freixo ainda não ameaça a reeleição já no primeiro turno de Eduardo Paes (PMDB), de acordo com pesquisa.

O peemedebista apresenta 54% das intenções de votos, contra 18% de Freixo --o socialista tinha 13% na última pesquisa, há duas semanas.

Os outros concorrentes estão em empate técnico e oscilaram na margem de erro, de três pontos percentuais.

A pesquisa, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, simulou pela primeira vez segundo turno entre Paes e Freixo. O prefeito venceria com 63%, contra 28% do deputado do PSOL.

Conhecido por metade dos eleitores no início da campanha, Freixo atingiu 78% de taxa de conhecimento.

Ele manteve como principal eleitorado os grupos mais ricos (renda acima de dez salários mínimos) e mais escolarizados.

Mas, na pesquisa feita ontem e anteontem, a reeleição de Paes no primeiro turno é beneficiada também pela rejeição de 42% ao candidato Rodrigo Maia (DEM) --que subiu 11 pontos percentuais desde o último levantamento. Maia tem 4% das intenções de voto.

Os eleitores do prefeito declaram ser os mais decididos. Só 23% afirmam que ainda podem mudar o voto.

Já 32% dos de Freixo declaram poder mudar de voto, sendo que Paes é a opção mais provável para 42%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página