Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2012 - 20h42

Lacerda diz que vídeo em que ele é criticado por vice é 'sinal de derrota' do PT

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Um vídeo com entrevista do deputado estadual Délio Malheiros (PV) fazendo críticas ao prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), está sendo exibido na internet. A divulgação chama atenção porque Malheiros se tornou candidato a vice na chapa de Lacerda apenas cinco dias depois das declarações.

Ao defender Malheiros nesta segunda-feira (1º), Lacerda disse que o vídeo é "uma campanha de baixo nível, desespero, sinal de derrota" do PT, seu principal adversário nessa disputa.

A entrevista de Malheiros foi dada em 29 de junho na Assembleia Legislativa, e fora convocada para que os então pré-candidatos à prefeitura denunciassem pressão que diziam sofrer para desistirem de suas candidaturas para apoiar Lacerda, ainda aliado ao PT naquele momento.

Além de Malheiros, participaram da entrevista os deputados federais Leonardo Quintão (PMDB) e Eros Biondini (PTB).

Os três fecharam um pacto de não agressão e fizeram promessas de tentar levar a disputa ao segundo turno. "Eu estarei com quem estiver contra o Lacerda", afirmou Malheiros na ocasião.

No dia seguinte, porém, o PT rompeu a aliança com Lacerda e decidiu pela candidatura própria com Patrus Ananias. Todo o cenário mudou.

O PMDB de Quintão entrou na chapa petista, o PTB de Biondini foi apoiar Lacerda e Malheiros virou vice na chapa do prefeito.

USO DA MÁQUINA

No vídeo, Malheiros diz que Lacerda "usa a máquina" da prefeitura a seu favor, faz obra que não tem e diz ainda que o prefeito daria início a uma sondagem no centro de Belo Horizonte para estudos sobre a viabilidade do metrô.

Há cerca de um mês, o governo de Minas e a prefeitura deram início à sondagem, o que virou alvo de crítica da campanha de Patrus.

Ao ser anunciado como candidato a vice, a Folha questionou Malheiros sobre as declarações que dera cinco dias antes. Constrangido e ao lado do secretário de Governo do Estado, Danilo de Castro (PSDB) --principal articulador político do governo mineiro desde que Aécio Neves era o governador--, ele alegou que o "cenário político mudou".

Ao lado de Lacerda, confrontado sobre não ser mais a alternativa que disse que seria, Malheiros afirmou que desistiu porque "o cenário político mudou" e ele ficaria sem tempo de televisão, porque o DEM, com quem estava coligado, estaria se retirando para apoiar o candidato do PSB.

Disse ainda integrar o grupo político que dá sustentação ao governo mineiro. "Diante da polarização que aconteceu, decidi [me] juntar ao prefeito Marcio e ao grupo ao qual pertencemos", afirmou Délio.

DEFESA

Nesta segunda, Lacerda e o senador Aécio Neves (PSDB) saíram em defesa de Malheiros. "Délio Malheiros é uma pessoa de bem, de alto nível. Eleito comigo, será um vice-prefeito honrado, leal", disse o prefeito, que no curso da campanha disse mais de uma vez que o deputado se opunha não a ele, mas à presença do PT na administração.

"Tenho um orgulho enorme em ter o Délio como companheiro de chapa do Marcio", disse Aécio, ao lado de Malheiros.

O PT informou nesta segunda-feira que irá levar o vídeo ao Ministério Público para apuração de possíveis delitos de improbidade administrativa de Lacerda relatados por Malheiros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página