Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2012 - 09h00

Relator retoma voto sobre quadrilha no mensalão nesta 5ª

Publicidade

DE SÃO PAULO

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma a análise das acusações de formação de quadrilha mensalão nesta quinta-feira (17).

Hoje, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, irá terminar de ler seu voto sobre as acusações, que são as últimas a serem julgadas na ação.

Relator diz que Dirceu comandava mensalão e indica condenação por quadrilha
Supremo registra segundo empate ao julgar crime de lavagem no mensalão
Barbosa e Mendes mudam voto e condenam Duda e sócia por evasão de divisas
Maioria dos ministros do STF absolve Duda e sócia de evasão de divisas

Na parte de seu voto que leu ontem, Barbosa indicou que irá condenar os líderes dos núcleos político, financeiro e operacional da denúncia. O ministro disse que os réus se juntaram para praticar crimes de forma organizada, com hierarquia e divisão de tarefas.

Barbosa também atribuiu a Dirceu a chefia da quadrilha. "Há nos autos diversos elementos de convicção, harmoniosos ente em si, que Dirceu comandava o núcleo político, que por sua vez orientava o publicitário que agia em conjunto com o financeiro", disse.

A sessão de hoje será transmitida ao vivo pelo site da Folha e também TV Justiça (canal 53-UHF em Brasília), pela Rádio Justiça (104.7 FM em Brasília) e também pela internet.

Depois do voto de Barbosa, o revisor Ricardo Lewandowski irá ler seu voto. Ele será seguido pelo voto dos demais ministros.

Ontem, os ministros mostraram disposição de terminar o julgamento na semana que vem. Para isso, eles marcaram uma sessão extra, na terça-feira (23).

Depois da análise sobre a existência de uma quadrilha para comandar o mensalão, os ministros irão decidir sobre os empates do julgamento.

Estão esperando a definição os ex-deputados José Borba, João Magno, Paulo Rocha e o ex-ministro Anderson Adauto. Todos são acusados de lavagem de dinheiro.

Por fim, os ministros irão discutir as penas para os réus condenados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página