Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2012 - 18h59

Círio de Nazaré leva 60 mil às ruas de Belém do Pará

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma procissão de 60 mil pessoas, a maior parte jovens, segundo a Polícia Militar, ocupou as ruas de Belém (PA) na tarde deste sábado (20), durante a "Romaria da Juventude".

A caminhada faz parte dos eventos do Círio de Nazaré, festa tradicional da capital paraense e que começa no segundo final de semana de outubro em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, patrona oficial do Estado.

Direcionada aos jovens, a procissão do sábado partiu às 16h da catedral da cidade e deve chegar às 19h a Basílica Santuário, onde ocorrerá a missa de encerramento.

Durante a manhã, também ocorreu na cidade a Ciclo Romaria, que reuniu 7.000 ciclistas em procissão segundo o site do evento. Desde 8 de outubro, são realizadas as peregrinações com a imagem da santa e que caracterizam o evento.

Ao todo, são 11 romarias. Uma delas, por exemplo, é o Círio Fluvial, com cerca de 500 barcos que navegam pela Baía de Guajará, no entorno da cidade.

A história do evento data de 1.700, quando a imagem da Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada às margens do igaraé Murutucú, onde hoje fica a Basílica. Em 1.793, ocorreu a primeira procissão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página