Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2012 - 05h30

Kassab se distancia de tucanos ao buscar aproximação com PT

Publicidade

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

A aproximação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) com o PT após a eleição do petista Fernando Haddad como seu sucessor na Prefeitura de São Paulo provocou rachaduras na aliança que ele manteve por oito anos com o ex-governador José Serra (PSDB) e afastou-o ainda mais do PSDB, seu mais antigo parceiro.

Kassab se aproximou do PT logo após o encerramento da contagem dos votos do segundo turno das eleições na capital, em que Serra foi derrotado por Haddad. Além de exibir boa vontade com o petista na transição, Kassab começou a negociar com a presidente Dilma Rousseff sua entrada no governo federal.

Kassab explicou a seus aliados que agiu dessa maneira após concluir que a derrota nas eleições da capital deixou-o sem espaço político em São Paulo. Ele acha que o governador
Geraldo Alckmin (PSDB), seu desafeto, trabalhará a partir de agora para isolá-lo no Estado. O governador planeja concorrer à reeleição em 2014 e espera enfrentar um adversário do PT.

Moacyr Lopes Junior - 27.mar.10/Folhapress
Gilberto Kassab e José Serra durante evento em 2010
Gilberto Kassab e José Serra durante evento em 2010

Kassab viu com desconfiança o alinhamento de Alckmin com o PRB, o partido que lançou o ex-deputado Celso Russomanno para prefeito nas eleições deste ano.

O prefeito estava acostumado a ser o interlocutor preferencial do PRB com o universo tucano, mas se viu alijado quando Alckmin passou a cuidar das articulações com o partido. O governador já esteve três vezes com Russomanno, recebeu dirigentes do PRB e acena a eles com cargos na máquina do Estado.

Serra ficou contrariado com a movimentação de Kassab. Aliados do ex-governador dizem que ele mal se corresponde por e-mail com Kassab, com quem antes trocava diariamente informações sobre os bastidores da política e a administração da cidade.

"PRECOCE"

Em conversas com aliados, Serra disse que já contava com a adesão de Kassab ao governo federal, mas não esperava que ele tivesse tanta boa vontade com Haddad no dia seguinte à sua vitória eleitoral. Serra evitou falar com Kassab por duas semanas, período em que seus aliados expressaram publicamente sua insatisfação com o prefeito.

Num texto publicado em seu blog, o ex-governador Alberto Goldman disse que Kassab sofre de "síndrome de Estocolmo" ao se colocar à disposição de um partido que o atacou durante toda a campanha eleitoral. Serra disse a pessoas próximas que considerou "precoce" o alinhamento de Kassab e Haddad.

Tucanos avaliam que o afastamento entre Serra e Kassab marca o início de uma ruptura total do prefeito com o PSDB. Os dois estavam juntos desde 2004, quando Serra se elegeu prefeito com Kassab ao seu lado como vice.

Kassab assumiu o cargo quando Serra saiu para disputar o governo estadual, em 2006, e mais tarde teve o apoio discreto do tucano quando concorreu à reeleição, nas eleições de 2008.

A amizade com Serra sempre foi o vínculo mais forte de Kassab com o partido. Além de não se dar bem com o governador Geraldo Alckmin, o prefeito também não tem boas relações com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), nome mais provável dos tucanos para enfrentar Dilma nas eleições presidenciais de 2014.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página