Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2013 - 17h47

PT expulsa secretário que apoia prefeito de Campinas

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O PT de Campinas (93 km de São Paulo) decidiu expulsar um integrante do partido que contrariou a decisão da legenda de fazer oposição ao atual prefeito, Jonas Donizette (PSB).

Em dezembro do ano passado, a Executiva Municipal do PT decidiu não integrar o governo do socialista porque o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira é do PSDB.

Poucos dias depois, no entanto, o então vereador petista Jaírson Valério dos Anjos, o Canário, aceitou convite para ser secretário do Trabalho e Renda na atual administração.

"O que houve foi um flagrante desrespeito a uma decisão do partido e por isso foram tomadas as medidas previstas para situações como essa", afirmou o presidente do PT em Campinas, Ari Fernandes.

Canário disse que sofreu uma "execução sumária" e que está sendo vítima de perseguição política.

"Como o PT pode fazer oposição a um prefeito que foi da base da presidente Dilma quando deputado federal? Por que ser contra um governo que ainda não sabíamos que posição teria?", disse.

Segundo ele, há outros casos de coligações entre o PSDB e partidos da base do governo federal nas quais o PT não decidiu fazer oposição.

O secretário afirma também que protocolou no partido pedido para ter acesso à acusação contra ele antes, mas que não obteve resposta.

"Mesmo que eu tenha ido contra uma decisão do partido, faltou discussão política", afirmou Canário.

Ele já decidiu que vai recorrer da expulsão e que, enquanto não houver uma decisão final sobre seu caso, seguirá sendo militante do PT.

De acordo com o dirigente petista, não houve perseguição política ao secretário. Segundo ele, o partido vai julgar outros 12 processos semelhantes --de petistas que também integraram o governo do ex-prefeito Pedro Serafim (PDT).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página