Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2013 - 03h10

Bispos brasileiros se reúnem em Aparecida (SP)

Publicidade

FABIANO MAISONNAVE
ENVIADO ESPECIAL A APARECIDA (SP)

No primeiro encontro sob o papado de Francisco e às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, os bispos brasileiros iniciam hoje a 51ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP).

Na pauta, os principais temas são comunicação, a configuração de uma nova paróquia, a questão agrária e a participação da Igreja Católica nas eleições.

CNBB faz crítica a judeus em boletim
Arcebispo diz que disputa entre Dilma e Campos é 'sinal de esperança'
Legalizar aborto na 12ª semana 'deseduca' e é 'grave', diz bispo

"O ânimo é dessa perspectiva de uma pessoa próxima e aberta, mas sem deixar de indicar caminhos", disse à Folha dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sobre a reunião do impacto do papa argentino.

Por outro lado, disse que a CNBB tem "seu caminho" e que os temas do encontro já estavam previstos antes do conclave.

De acordo com Steiner, a questão central será a discussão de "uma nova paróquia", em busca de uma igreja mais urbana e flexível: "Não permanecermos apenas em estruturas formais, mas realmente sermos uma presença forte de consolo, de esperança, de direito, de fraternidade, uma presença profundamente evangélica."

Os bispos também devem aprovar, durante o evento, um documento, em discussão há mais três anos, sobre estratégias de comunicação da igreja, que, no Brasil e em outras partes do mundo, sofre com a evasão de jovens, a falta de vocações e a concorrência das igrejas pentecostais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página