Lewandowski condena Delúbio e Valério por corrupção ativa no mensalão
Revisor do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Ricardo Lewandowski condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pelo crime de corrupção ativa. Foi o segundo voto por sua condenação na sessão desta quarta-feira.
O ministro também condenou por corrupção ativa o empresário Marcos Valério, seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, além de sua funcionária Simone Vasconcelos.
Relator vota por condenar Dirceu e mais sete por corrupção no mensalão
Relator chama de Delúbio de 'braço executor' de Dirceu no mensalão
Procurador diz esperar que mensalão tenha repercussão nas eleições
Para relator, Dirceu era 'mandante' da compra de apoio político no mensalão
Lewandowski abriu divergências em relação ao voto do relator Joaquim Barbosa e votou pela absolvição do adovogado Rogério Tolentino, também ligado a Valério.
Na mesma linha de Barbosa, ele inocentou o ex-ministro Anderson Adauto (Transportes), que era acusado de negociar repasses para integrantes do PTB, e também Geiza Dias, funcionária da agência de Valério.
No Supremo, é tradição quando relator e revisor concordam sobre um voto, que os demais integrantes sigam o entendimento.
ARTICULADOR
Em seu voto, o revisor responsabilizou Delúbio pelos repasses a parlamentares. Ele chamou o ex-tesoureiro de "grande articulador desse esquema criminoso" ao lado de Valério e disse que o petista era "onipresente".
Lewandowski voltou a dizer que o esquema não envolvia a compra de apoio político nos primeiros anos do governo Lula, como entendeu a maioria do Supremo na segunda-feira.
"Eram repasses para políticos, para os mais diversos fins, fina particulares, pagamentos de dívidas de campanha", disse. E completou: "pode ser até eventualmente para compra de consciência, para diversas finalidade."
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade


